quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Guia Exame de Sustentabilidade aponta a Unilever como uma das 20 empresas-modelo em sustentabilidade no Brasil

A Unilever está entre as 20 empresas do Brasil com as melhores práticas de sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade 2010.

Em sua 11ª edição o Guia Exame de Sustentabilidade revela que o fracasso das negociações sobre o clima em âmbito global não abalou o compromisso das empresas brasileiras com o tema. Pelo contrário, a pesquisa revela que as empresas estão cada vez mais convictas de que a perenidade dos negócios passa pela incorporação da sustentabilidade à sua estratégia e gestão.

Nesse ano, a pesquisa para a escolha das empresas-modelo foi feita em quatro etapas. Na primeira, as companhias responderam a um questionário elaborado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, dividido em quatro dimensões, abordando questões sobre como a empresa trata internamente o tema da sustentabilidade, transparência e governança corporativa, além de aspectos econômico-financeiros, sociais e ambientais. No total 200 empresas se inscreveram, e destas somente 143 que preencheram todas as perguntas do questionário passaram para a segunda fase. Com base em análises, um grupo de 35 empresas foi selecionado e submetido à decisão dos seis membros do conselho deliberativo do guia, que elegeram as 20 empresas-modelo. E na quarta e última etapa, um julgamento editorial e jornalístico da revista EXAME elegeu a Empresa Sustentável do ano, que em 2010 é a Alcoa.

Iniciativas da Unilever em destaque:
O Guia destaca dois pontos fortes da Unilever como bons exemplos de sustentabilidade:

No uso de recursos naturais, enquanto a nota média das empresas é de 5,9 a nota da Unilever é de 9,4. O destaque apontado foi relacionado ao programa para monitorar o consumo de água, papel, energia elétrica e combustíveis fosseis das operações, além de termos metas para continuar reduzindo.

Em Gestão e Sustentabilidade, obtivemos nota 9,2, enquanto a média foi de 5,9. Nesse ponto a Unilever destacou-se por possuir um comitê de sustentabilidade que se reporta ao conselho de administração e possui uma diretoria para tratar do tema.

A mudança na composição de OMO e o lançamento de OMO Liquido Concentrado, também foram destaques no Guia como exemplos de que pequenas ações, quando somadas podem fazer uma grande diferença.

fonte: http://www.unilever.com.br/aboutus/destaques_do_site/guia_exame_de_sustentabilidade_aponta_a_unilever.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário