domingo, 3 de novembro de 2013

CONAR – Conselho Nacional para a Propaganda de Auto Regulamentação Publicitária e Sustentabilidade

CONAR – Conselho Nacional para a Propaganda de Auto Regulamentação Publicitária


Agosto de 2011
üAgora consumidor tem instrumentos para denunciar empresa que não cumprir com verdade, exatidão e clareza sobre ações e produtos sustentáveis
üO objetivo é coibir a banalização da propaganda sobre o tema e evitar que o consumidor fique confuso em relação ao que é um produto verde ou sustentável
üElevar o nível da publicidade sobre sustentabilidade

1.Concretude
Toda alegação de benefícios socioambientais deve corresponder a práticas concretas. A publicidade de condutas sustentáveis e ambientais deve ser antecedida pela efetiva adoção ou formalização da postura anunciada.

2. Veracidade
As informações e alegações veiculadas deverão ser verdadeiras, passíveis de verificação e de comprovação. Mais detalhes sobre as práticas apregoadas devem estar disponíveis em outras fontes e materiais, tais como
websites, SACs (Seviços de Atendimento ao Consumidor) etc.
 3. Exatidão e clareza
As informações veiculadas deverão ser exatas e precisas, expressas de forma clara e em linguagem compreensível e não podem levar a interpretações equivocadas ou falsas conclusões.

4. Comprovação e fontes
O anunciante tem o dever de apresentar dados comprobatórios e fontes externas que endossem as informações do anúncio.

5. Pertinência  
Recomenda-se que as informações socioambientais tenham relação lógica com a área de atuação da empresa e/ou suas marcas, produtos e serviços. O mero cumprimento de obrigações legais ou regulamentares não pode ser considerado benefício socioambiental.

6. Relevância
Os benefícios socioambientais comunicados deverão ser significativos em termos do impacto global, considerando todo o processo e ciclo de vida, desde a produção e comercialização, até o uso e descarte.

7. Absoluto
Como não existem compensações plenas, que anulem os impactos socioambientais produzidos pelas empresas, a publicidade não comunicará promessas ou vantagens absolutas ou de superioridade imbatível.

8. Marketing relacionado a causas
A publicidade explicitará claramente causas e entidades oficiais ou do terceiro setor envolvidos na parceria com a anunciante. O anúncio não poderá aludir a causas, movimentos, indicadores de desempenho nem se apropriar do prestígio e credibilidade de instituição sem autorização.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário