quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ISO 14001: importância e vantagens

Obter a certificação ISO 14001, hoje, é suficiente para a maior parte das empresas demonstrar o comprometimento com práticas sustentáveis e até mesmo fazer exportações (pois o selo é exigido em alguns casos).
Trata-se de uma norma com diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental.A norma faz parte da ABNT NBR ISO 14000, nome dado a uma família de regras, entre as quais se encontra a ISO 14001. Essa família especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização ou empresa desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis.
Ela também leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela. A implementação da ISO 14001 deve ser buscada por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar seus sistemas de gestão ambiental, estar seguras sobre políticas ambientais praticadas ou demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis a clientes e a organizações externas.
A aplicação da norma depende de fatores como a política ambiental da organização, da natureza das atividades por ela desenvolvidas, dos seus produtos e serviços, dos locais e das condições nas quais o sistema funciona. Os princípios de gestão da norma ISO 14000 são comuns aos princípios da ISO 9000, referente à gestão da qualidade.
No Brasil, já foram registradas mais de 6 mil certificações em ISO 14001. Isso significa que, apesar de ser, no começo, uma preocupação apenas de multinacionais e grandes corporações, hoje são as micro, pequenas e médias empresas que buscam obtê-la.
Vantagens da ISO 14001
A implementação da ISO 14001 no país contribui para fortalecer o conceito de sustentabilidade. As empresas passaram a realizar iniciativas que contemplam tanto a qualidade ambiental quanto a responsabilidade social corporativa, além da segurança e da saúde ocupacional. Práticas socioambientais corretas foram assim disseminadas no setor corporativo.
A norma ISO 14001 colabora para a produção de bens e serviços que geram empregos, pesquisas e tecnologias. Além disso, promove o respeito ao planeta e às futuras gerações. Com essa certificação, as empresas aumentam a visibilidade no mercado nacional e internacional e consolidam a credibilidade junto a clientes, fornecedores e colaboradores.
Atualmente, implementar a ISO 14001 é marca inegável do comportamento ético empresarial frente à sociedade e ao meio-ambiente. Significa que o consumo sustentável é priorizado e incentivado pela empresa.
Isso é corroborado pela cadeia produtiva internacional, que cada vez mais passa a exigir certificações como esta para que os fornecedores possam participar de concorrências ou exportar.
Obter financiamentos a juros mais convidativos é outra característica atrativa para quem tem um Sistema de Gestão Ambiental. Caso a empresa tenha um bom histórico de respeito ao meio ambiente, as chances de conseguir empréstimos a custos mais baixos aumentam significativamente (considerando-se bancos públicos).
Ademais, a preocupação com o desenvolvimento sustentável é mundial. Em termos práticos, isso significa que o certificado ISO 14001 é exigido por diversos países para que bens possam ser importados.
Não ter o certificado pode diminuir (ou mesmo eliminar) as chances de exportação de uma empresa brasileira.
A importância da ISO 14001
A importância de contribuir com o desenvolvimento sustentável é hoje vital nas grandes empresas e mesmo as micro e pequenas estão cada vez mais preocupadas com o assunto.Em primeiro lugar, porque a maior parte das pesquisas científicas demonstra a influência de ações humanas sobre mudanças globais no meio ambiente.
Em segundo lugar, mas não menos importante, porque as empresas têm diversos ganhos econômicos com a promoção do desenvolvimento sustentável. Em uma época na qual o governo brasileiro está cada dia mais preocupado com o meio ambiente, desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental resulta em escapar de multas impostas por órgãos voltados à proteção da natureza, como o Ibama, a empresas que violam o Direito Ambiental.
Por fim, a sociedade civil tem priorizado empresas preocupadas com a questão ambiental. Empresas que incorrem em violações sistemáticas ao meio ambiente têm a imagem prejudicada junto ao público, o que pode resultar em arranhos na imagem e consequente diminuição de vendas.
No Brasil, é possível obter a ISO 14001 a custos baixos, com consultorias virtuais como a ISO Online. Nestes casos, o empresário pode gastar até 70% menos do que em uma implementação tradicional. E o mais importante é que a qualidade do serviço é garantida.

FONTE: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/iso-14001-importancia-e-vantagens/60583/, em 20/12/11

Um comentário:

  1. A ISO 14001 trata do comprometimento com práticas sustentáveis.
    Possuir a certificação traz vantagens como o
    fortalecimento do conceito de sustentabilidade.
    Além disso, evita multas ambientais que podem inviabilizar o negócio e financiamento a juros mais baixos.

    ResponderExcluir