domingo, 20 de novembro de 2011

Responsabilidade Social Empresarial para micro e pequenas empresas

Ser “mais responsável socialmente” é um dos grandes desafios que as empresas estão enfrentando hoje em dia. As organizações, cada vez mais, buscam seguir esse caminho, visando não só o cumprimento das leis, mas também a participação no desenvolvimento da sociedade.

As micro e pequenas empresas, sem dúvida, contribuem bastante para a melhoria das comunidades em que estão presentes. Contudo, essa atitude deve continuar de forma sistemática, enraizando valores em nosso meio social. Se levarmos em conta que esse segmento de empresas está em aproximadamente 80% dos municípios brasileiros e que emprega mais ou menos 45% dos trabalhadores do nosso país, veremos o quão importante é focarmos em suas gestões. É com o intuito de auxiliar micro e pequenas empresas a adotarem uma postura sustentável e a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, que o Instituto Ethos, juntamente com o Sebrae, elaborou um manual contendo o “passo a passo” para tais empresas atingirem esse objetivo.

“A pequena empresa que adota a filosofia e práticas da RSE tende a ter uma gestão mais consciente e maior clareza quanto à própria missão. Consegue um melhor ambiente de trabalho, com maior comprometimento de seus funcionários, relações mais consistentes com seus fornecedores e clientes e melhor imagem na comunidade.Tudo isso contribui para sua permanência e seu crescimento, diminuindo o risco de mortalidade, que costuma ser alto entre os novos negócios. Ao assumirem uma postura comprometida com a Responsabilidade Social Empresarial, micro e pequenos empreendedores tornam-se agentes de uma profunda mudança cultural, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Você pode fazer mais do que imagina para participar deste novo tempo. Basta começar.”

Vale a pena dar uma olhada! O manual completo e muitas outras informações interessantes encontram-se no link: http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/responsabilidade_micro_empresas_passo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário