domingo, 27 de novembro de 2011

Itaú Unibanco e RSC

Em 16 de junho, em Londres, o Itaú Unibanco - desbancando potências mundiais - foi eleito o Banco Mais Sustentável do Mundo no prêmio “2011 FT/IFC Sustainable Finance Awards”, concedido pelo jornal britânico Financial Times e pelo IFC (International Finance Corporation), braço financeiro do Banco Mundial. A premiação teve inscrições recordes: 161 instituições em 61 países diferentes. O grupo brasileiro já tinha levado em 2009 e 2010 nas categorias de Banco Mais Sustentável da América Latina e de Mercados Emergentes.

Zeca Rudge, vice-presidente da área de Relações Institucionais do Itaú Unibanco, falou sobre a premiação: “Em um mundo em plena transformação, temos muito orgulho de receber esse reconhecimento, que na verdade reforça o nosso foco em performance sustentável. O Itaú Unibanco procura combinar consistente desempenho financeiro com atitudes que privilegiam a ética, a transparência no relacionamento com clientes, colaboradores, acionistas e comunidade”.

----------------------------------

Dessa forma, buscamos informações no relatório de sustentabilidade do Itaú que comprovassem a eleição da empresa como Banco mais Sustentável do Mundo, trazendo seu diferencial em relação às outras instituições. O seguinte foi observado pelas informações do site:

O Itaú realiza ações que contribuem para inserir as cidades no caminho da sustentabilidade, pois trazem benefícios socioambientais diretos e ainda contribuem para a educação da população. Os motivos do sucesso no quesito socioambiental traduzem-se também em práticas do dia a dia dos negócios, tais como: a análise de risco socioambiental para concessão de crédito à pessoa jurídica, o programa de educação financeira (Uso Consciente do Dinheiro) e a Política de Sustentabilidade. Ainda, essa integração é revelada nos compromissos públicos que assumimos, como por exemplo: Princípios do Equador, PRI (Principles for Responsible Investment), Pacto Global e Carbon Disclosure Project.

No site "Itaú Sustentabilidade" também há uma seção chamada como colocar a "Sustentabilidade na Prática", trazendo diversas dicas, como: Dicas de Planejamento Financeiro, Dicas para o dia a dia no trabalho, Dicas de consumo, Dicas sobre economia de água e Dicas sobre economia de energia elétrica.

Seguem as dicas para o dia a dia no trabalho, que consideramos ser ações muito simples de serem seguidas e, considerando o porte de mais de 70.000 funcionários do Banco, traria enorme retorno.

- Procure imprimir frente e verso para aproveitar os dois lados do papel e utilize impressões erradas também como rascunhos. Faça as contas: se todos os funcionários da empresa em que você trabalha fizessem a mesma coisa, certamente a economia com o papel e o benefício para o meio ambiente seriam grandes!
- Reaproveite envelopes.
- Desligue o monitor do computador quando estiver em reunião ou no horário de almoço.
- Divulgue informações sobre preservação do meio ambiente para sua rede de contatos.
- Evite o uso de produtos químicos como tinta de impressora. Pense antes: preciso mesmo imprimir isso?
- Utilize uma garrafinha ou squeeze para tomar água. Assim você evita o desperdício de copos descartáveis.
- Faça reuniões por telefone e transações financeiras pela internet. Isso evita a emissão de poluentes pelos veículos, o estresse do deslocamento e garante mais conforto para você.
- Quando for para o trabalho com seu veículo, dê carona para outras pessoas.

Fontes:
EcoDesenvolvimento.org, sob Licença Creative Commons: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/junho/itau-unibanco-e-eleito-banco-mais-sustentavel-do#ixzz1ewXL7n1o
Itaú Sustentabilidade: http://ww2.itau.com.br/sustentabilidade/default.aspx

2 comentários:

  1. Pequenas ações geram grandes resultados, mas nem sempre. O mesmo acontece com as grandes ações. De qualquer forma, o sentimento que fica é que ainda temos um longo e difícil caminho rumo à sustentabilidade, se é que um dia chegaremos nela.

    ResponderExcluir
  2. Interessante as "pequenas" dicas de ações colocadas no site do Itaú. Realmente, pensando na quantidade de funcionários dessa empresa, uma mudança de ação tão pequena poderia gerar resultados tão grandes. O problema da nossa sociedade é que pensamos que a mudança de cada um de nós, perante o todo, será insignificante, e portanto só tendemos a considerar mais quando vemos que o resultado será grande. Acho que o maior problema no Brasil é o início da conscientização.

    ResponderExcluir