quarta-feira, 29 de setembro de 2010
"Os 10 Mandamentos da Responsabilidade Social"
domingo, 26 de setembro de 2010
Metas ONU 2015
http://www.artsete.com.br/responsabilidade.htm

Simples assim...
"Nosso maior desafio neste século é pegar uma idéia que parece abstrata – desenvolvimento sustentável – e torná-la uma realidade para todas as pessoas do mundo."
Kofi Annan, Secretário Geral das Nações Unidas 1997-2006
Sustentabilidade: da teoria à prática

© WWF-Brasil
http://www.wwf.org.br/empresas_meio_ambiente/porque_participar/sustentabilidade/
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Ranking das Melhores Empresas
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
INTER, o Campeão do Social
INTER SOCIAL: Projeto Interagir
A Responsabilidade Social Corporativa também pode ser observada no âmbito esportivo. O maior exemplo disso no Brasil é o "Projeto Interagir" do Sport Club Internacional.
Histórico:
O Interagir deu inicio as suas atividades em 03 de setembro de 2007, pela visão social do presidente Vitorio Piffero e pelo apoio de sua esposa que já possuía experiência prévia em trabalhos voluntários no terceiro setor. Os primeiros programas aconteceram no Parque Gigante com 60 crianças de 6 a 12 anos e 30 adolescentes de 13 a 16 anos, totalizando 5000 horas de atendimento em 2007.
O que faz?
Desenvolve ações sócio-educativas que estimulem o exercício da cidadania, promovendo o “Ser Humano” com vistas a melhorias em sua qualidade de vida.
Missão:
Propiciar atividades que visam uma melhoria nas condições de origem dos indivíduos, tendo como base os quatro pilares de educação definidos pela UNESCO: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer.
Objetivo Geral:
O Projeto INTERAGIR é uma ação social do Sport Club Internacional que visa criar ações integradas, oportunizando experiências enriquecedoras e significativas aos membros de comunidades vulneráveis, que os possibilitem estabelecer mudanças impactantes na qualidade de vida e no exercício da cidadania.
Metas:
Atender por ano de 800 a 1000 pessoas em vulnerabilidade socioeconômica em programas e ações diversificadas.
Fonte: http://internacional.com.br/pagina.php?modulo=13&setor=121&secao=142
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Um pouco de humor... como ecomaquiar sua embalagem
Conheça a página do cartunista: http://www.flickr.com/photos/lunchbreath/
A charge é dica do site Earth First.
O Instituto Ethos
Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos oriundos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. É também uma referência internacional nesses assuntos, desenvolvendo projetos em parceria com diversas entidades no mundo todo.
A sede do Instituto Ethos se localiza na Rua Dr. Fernandes Coelho, 85, 10º. andar, em Pinheiros, São Paulo (SP) - CEP 05423-040.
www.ethos.org.br
Missão: mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa
Responsabilidade Social Corporativa e Comportamento Organizacional : Um Paralelo de Evolução
É um documento científico, subproduto de tese de Doutorado, do Programa Pós-Graduação em Gestão, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável e procura evidenciar as correlações teóricas entre os conceitos de comportamento organizacional e a evolução histórica do conceito de responsabilidade social corporativa.
Os autores são: José Francisco Ramos Zanca (UFF), Fernando Oliveira de Araujo (PUC-RJ), Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas (UFF) e Helder Gomes Costa (UFF)
http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg4/anais/T7_0060_0450.pdf
sábado, 4 de setembro de 2010
ISO 26000 - Responsabilidade Social
Conscientização - o primeiro passo
Serviço de Consultoria em Responsabilidade Social Empresarial do SESI.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Responsabilidade Social
A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é, portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e pressão por transparência nos negócios, empresas se veem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.
Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia, mas as razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor performance nos negócios, e, consequentemente, maior lucratividade. A busca pela responsabilidade social corporativa tem, grosso modo, as seguintes catracterísticas:
- É plural. Empresas não devem satisfação apenas aos seus acionistas. Muito pelo contrário. O mercado agora deve prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas só tem a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento na empresa, mas também significa maior legitimidade social.
- É distributiva. A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais e sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como os consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus negócios de ética aos produtos e serviços usados no processo produtivo.
- É sustentável. Responsabilidade social anda "de mãos dadas" com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade não só garante a escassez de recursos, mas também amplia o conceito de uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias duráveis, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais e processos judiciais.
- É transparente. A globalização traz consigo demandas por transparência. Não mais nos bastam os livros contábeis. Empresas são gradualmente obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para a prevenção ou compensação de acidentes. Nesse sentido, empresas são levadas a publicar relatórios anuais, em que sua performance é aferida nas mais diferentes modalidades possíveis.
Fonte: http://www.responsabilidadesocial.com/, acesso em 01/09/2010, as 18:02 hs.