quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Responsabilidade Social

As transformações sócio-econômicas dos últimos 20 anos tem afetado profundamente o comportamento das empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais destaque na criação de riqueza; por outro lado é bem sabido que com grande poder, vem grande responsabilidade. Em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, empresas tem uma intrínseca responsabilidade social.

A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é, portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e pressão por transparência nos negócios, empresas se veem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.

Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia, mas as razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor performance nos negócios, e, consequentemente, maior lucratividade. A busca pela responsabilidade social corporativa tem, grosso modo, as seguintes catracterísticas:

  • É plural. Empresas não devem satisfação apenas aos seus acionistas. Muito pelo contrário. O mercado agora deve prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas só tem a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento na empresa, mas também significa maior legitimidade social.
  • É distributiva. A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais e sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como os consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus negócios de ética aos produtos e serviços usados no processo produtivo.
  • É sustentável. Responsabilidade social anda "de mãos dadas" com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade não só garante a escassez de recursos, mas também amplia o conceito de uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias duráveis, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais e processos judiciais.
  • É transparente. A globalização traz consigo demandas por transparência. Não mais nos bastam os livros contábeis. Empresas são gradualmente obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para a prevenção ou compensação de acidentes. Nesse sentido, empresas são levadas a publicar relatórios anuais, em que sua performance é aferida nas mais diferentes modalidades possíveis.
Muito do debate sobre a responsabilidade social já foi desenvolvido mundo afora, mas o Brasil tem dado passos largos no sentido da profissionalização do setor e da busca por estratégias de inclusão social através do setor privado.
Fonte: http://www.responsabilidadesocial.com/, acesso em 01/09/2010, as 18:02 hs.

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