domingo, 6 de novembro de 2011

Jogos Sustentaveis

A começar pelas olimpíadas de 2012 em Londres, a organização pretende fazer com que os jogos sejam “os mais verdes”, com foco principal no gerenciamento de energia, o desperdício e os impactos da biodiversidade. Para tanto o Centro de Energia do evento utiliza de tecnologias de biomassa, que reduzem a emissão de gás carbônico, além que possuir um design sustentável e flexível. Antes de ser construído o Parque Olímpico, foram feitos testes em laboratório a fim de determinar se havia a necessidade de descontaminação do solo.

O comitê organizador tem seis parceiros de sustentabilidade, entre eles o grupo BT, que desenvolveu uma rede que maximiza a reutilização de materiais, minimizando o desperdício. Por exemplo, cabos de cobre e fibra instalados para o jogo serão reutilizados, entre outras maneiras, nas casas que serão construídas após as competições.

Um exemplo foram os jogos de inverno de Vancouver, em 2010, onde o uso da energia foi monitorado em tempo real com a tecnologia Venue Energy Tracker. O sistema utiliza displays nos locais de competição que exibem o consumo de energia. Assim, os organizadores podem tomar melhores decisões referentes ao uso dela. Os dados também são enviados para o público pela internet.


A tecnologia também informa onde há economia de energia. Nos três primeiros dias de competição em Vancouver, foi registrada uma redução de 20% no consumo, por exemplo. A Vila Olímpica, por sua vez, registrou 64% de economia. O diretor da Pulse Energy Technology – a desenvolvedora do sistema – David Helliwell, espera que Londres utilize a mesma tecnologia nos jogos de 2012, e com resultados ainda melhores.

O mesmo é esperado da copa que ocorrerá aqui no Brasil em 2014. Nos dias 17 e 18 de Outubro, no Amazonas, foi realizada a Oficina “Pegada de Carbono” com a participação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o apoio do Governo do Amazonas, com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), em parceria com a Embaixada Britânica. O objetivo foi mostrar como a experiência de Londres em preparar os primeiros Jogos Olímpicos Sustentáveis de 2012 pode ser repassada para as cidades sede da Copa do Mundo de 2014.

Conforme a programação, foi discutido os projetos relacionados à construção (estádio, transporte, infraestrutura); projetos relacionados ao evento (operações, espectadores, alimentação); além de políticas locais/nacionais da Copa do Mundo e políticas de Mudanças do Clima.

No dia 10 de outubro, foi instalada oficialmente em Manaus a Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CTMAS) da Cidade Sede Manaus. A CTMAS Sede Manaus segue as diretrizes da Câmara Nacional de Sustentabilidade, que trabalha em projetos para realizar a “Copa Sustentável”, em 2014, com foco em cinco eixos temáticos: Construção Sustentável, Copa Orgânica, Parques da Copa, Resíduos e Reciclagem e Mudanças Climáticas.

A Oficina “Pegada de Carbono" é a primeira ação do eixo Mudanças Climáticas, que tem como uma das propostas para o segmento, a formulação de um inventário que vai permitir a realização de uma Copa com baixa emissão. O inventário significará a contabilização em quantidades de gases, especialmente CO2, que poderão ser emitidos nas atividades desenvolvidas durante a Copa. O documento também conterá propostas para a redução dessas emissões, as soluções serão amplas e envolverão os diferentes setores da economia e governo. As iniciativas serão herança dos jogos para melhorar a qualidade de vida na cidade e estado.

Baixa emissão

Trabalhando para realizar a Copa mais sustentável do planeta, o Brasil busca subsídios para tornar o evento um exemplo de baixa emissão de gases de efeito estufa, tendo nessa oficina a oportunidade de adquirir técnicas necessárias nesse segmento. Um dos exemplos será a troca de experiências com a equipe de Londres que organiza os Jogos Olímpicos Sustentáveis de 2012, a serem realizados na capital londrina. A metodologia para se chegar a esses resultados será apresentada por profissionais que trabalham nas atividades e planejamento da infraestrutura necessária para a realização dos jogos.

.

FONTES:

http://www.sds.am.gov.br/index.php/noticias/36-destaque/496-encontro-no-amazonas-discute-copa-sustentavel.html

http://www.canalolimpico.com.br/jogos/londres-2012-jogos/olimpiadas-de-londres-2012-sustentabilidade/

2 comentários:

  1. As olimpíadas são um evento gigantesco, que mobiliza inúmeras pessoas, infraestrutura e arranjos. Começar desde o início a pensar no projeto sempre buscando os meios mais sustentáveis é uma grande chance de fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Sustentabilidade depende de tecnologia. Produzir esse tipo de tecnologia requer incentivos: Lucro, no caso das empresas, ou investimentos governamentais. No primeiro caso existe o desafio de tornar lucrativa uma atividade com pouca demanda (ainda) e alto custo. No segundo, a sociedade paga o preço pelo bem-estar das gerações futuras. Apesar de existirem movimentos como os exemplificados pelo texto, ainda não está claro como essa conta será dividida.

    ResponderExcluir