sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Plataforma de consumo responsável para fortalecimento de marcas

Através do lema de “Consumo responsável”, a Ambev busca fortalecer suas marcas entre os clientes, apresentando o álcool como um produto de socialização e festa, no entanto, com restrições de idade e moderação.

Desde 2003, o projeto de Consumo Responsável está presente na empresa e, de lá para cá, foram realizadas ações para fortalecê-lo no Brasil. A Ambev ampliou sua plataforma de atuação e este ano lançou o “Supermercado de Responsa” e o “Bar de Responsa”, além do “Movimento + ID”, que sugere maior idade e mais identidade, lembrando que bebida alcoólica não é para adolescentes e crianças.

“Entendemos que um dos nossos papéis como indústria é fazer parte da sociedade, no entanto, o uso indevido do álcool afeta o nosso trabalho. Por isso, formulamos um plano para atuar em diversas frentes contra o consumo impróprio dos produtos da nossa marca. Em oito anos de ação, por exemplo, já fizemos 80 mil doações de bafômetros para os órgãos públicos”, declara Diana Nascimento, Gerente de Relações Socioambientais da Ambev, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Percebe-se, então, que a empresa reconhece os problemas causados pelo consumo indevido de seus produtos, buscando maneira de freá-lo e utilizando isso para fortalecer suas marcas e se divulgar. São iniciativas interessantes, tanto pela busca da conscientização dos públicos, quanto pelos programas com os intermediários. Porém, é discutível se uma empresa que vende álcool - um tipo de droga, mesmo que lícita - pode se vangloriar de responsabilidade social... O que você acha?


Um comentário:

  1. Concordo com a pergunta feita no último parágrafo, e não sei até que ponto uma empresa que vende álcool e tem metas e mais metas para aumentar suas vendas pode se vangloriar de doar bafômetros, uma vez que o que eles mais querem é aumentar os lucros. Pra mim isso é mais fachada do que responsabilidade corporativa efetivamente.

    ResponderExcluir